O papel de um sindicato de trabalhadores vai muito além da negociação do reajuste anual. Os sindicatos têm sua origem no enfrentamento coletivo dos trabalhadores contra situações de opressão e exploração, e fundamentam-se na união e solidariedade entre os membros da sua classe. Assim, as ações do sindicato contribuem não somente para a defesa do próprio filiado, mas também para o fortalecimento de toda a classe trabalhadora.

Ao sindicato cabe subsidiar os seus filiados com informação e formação política para que coletivamente possam posicionar-se e defender seus direitos assim como lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

É papel do sindicato zelar pelas condições de trabalho em todos os seus aspectos, desde equipamentos até as relações hierárquicas, visando garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

O sindicato também deve estar preparado para as negociações, e caso estas não atendam os anseios da categoria, lançar mão da arma mais poderosa do trabalhador: os seus braços cruzados.

Em síntese, o sindicato é o instrumento de organização e luta dos trabalhadores em defesa dos interesses da sua classe, e portanto, sua força está diretamente relacionada à consciência, adesão e união dos seus trabalhadores. Um sindicato autônomo, independente e fortalecido pela sua base traz inúmeros benefícios para os seus filiados e também para a sociedade em geral.

Ainda não e um filiado?  clique aqui e filie-se!

Fechar Menu